anhangabaú da felicidade – T O B O G Ã


LINA BO BARDI


PROGRAMA (1981)

j’aime mieux New york!
C’est hideux, mais c’est loyal,
C’est la cité du ‘hard-labour’…
                le Corbusier
                      la ville radieus''


O vale verde do Anhangabaú pode voltar, devolvido aos homens, libertado dos “perigosos inimigos”: os carros. Os pedestres na terra, os transportes em cima. Uma grande estrutura tubular de aço protendido acompanhará o vale do começo da 9 de julho até a senador Queiróz, passando por cima do Viaduto do Chá e do Santa Ifigênia, numa sequência ondulada. Quatro pistas (sobrepostas em dois planos) para carros e ônibus e duas passagens – serviços e emergências – para pedestres. Largura total: 9 metros.
A estrutura seguirá o vale como um antigo aqueduto: em baixo, o rio de pedestres, as árvores, o verde. Idéia básica da estrutura: transparência e leveza – a protensão o permite. 
Os suportes verticais, tubulares em chapa, vazios, serão como velhas árvores tropicais – árvores de aço – lembrando um “pé-de-louco”, a gameleira brava brasileira. As grandes luzes entre os suportes e a grande altura da estrutura darão, no chão, a impressão de árvores isoladas. Idéia fundamental: dar ao ferro/aço a liberdade natural e não-simétrica da natureza, contra o esquematismo abstrato-regular. É preciso um suporte? É um cipó, uma escora? São raízes. É a liberdade rigorosamente controlada e calculada da natureza, obediência absoluta às “leis que mandam”, nada de “arbitrário”, mas, como na natureza, o máximo de “fantasia”. O piso das pistas será em chapa vazada, isto é, transparente. A estrutura horizontal: treliças protendidas em alguns trechos, com grandes cabos de aço.
Liberado aos pedestres, o vale volta a viver. A passagem subterrânea (São João) será transformada em lago, lembrança do antigo rio do vale; o velho pesadelo das enchentes periódicas se transformará em alegria. Praça das Bandeiras é verde: já é “parque”. O correio será mantido: futuro centro de “correios populares” (cartas, recados, dinheiro, enviados por meio de conterrâneos e parentes da Bahia, Pernambuco, Paraíba...; vai-e-vem de notícias, fora dos meios oficiais). Pontos de ônibus descentralizados: pontos de encontro de conhecidos esperando o mesmo transporte. Valorização dos “prédios”: Light, Mappin, Korngold, Palanti. Os velhos e os pequenos prédios, memórias de São Paulo, serão mantidos e recuperados, nada será destruído. No topo do enorme Zarzur, uma choperia-restaurante; um elevador externo panorâmico de vidro e aço levará os clientes até o topo. Voltará o grande Café da Esplanada do Teatro Municipal, centro de reunião ao ar livre, nas tardes ensolaradas e nas noites de concertos. Um enorme gramado, como um campo de futebol, percorrido por caminhos “naturais”, isto é, aqueles escolhidos pelos transeuntes como mais rápidos e orgânicos, chegará até os pés dos grandes prédios. Sombras de árvores frondosas: tipuanas, seringueiras... palmeiras. Nada de grupinhos baixos, “esconderijos perigosos”. Nada de paisagismo abstrato (galerias de arte pífias, “recantos poéticos” logo transformados em “pissoirs”). Nada de “abrigos” e “taturanas” esparsas – chuva e sol. Bancos de pedra debaixo das árvores e muitos vendedores: pipocas, sorvetes, churrasquinhos, livros velhos e jornais novos, cataventos, brinquedos caseiros... será permitido pisar na grama (a grama será logo reposta quando estragada). Um exército de limpadores tirará cada segunda-feira (como nas maiores cidades do mundo) os restos de pique-niques e os papéis e plásticos jogados fora.
Numa cidade que só oferece a seus habitantes que nunca tiveram “carro” ou “sítio”, como diversão aos domingos, o espetáculo da saída-chegada dos aviões em congonhas, ou os campos do Ibirapuera, o Anhangabaú devolvido ao povo será o parque central da cidade, parque urbano, com sua estrutura protendida e árvores de aço. Tour Eiffel para cidadãos e turistas, montanha russa para ônibus cheios de crianças. O trânsito da região será em parte desviado, há espaços “parasitas” para isto (estacionamentos a esmo, etc, etc,). O metrô, quando pronto, mudará radicalmente a atual situação viária.
É um projeto caro.
Mas os sonhos são sempre a verdadeira realidade: Central Park, Buen Retiro, Hyde Park, Villa Borghese, a Tour Eiffel, Beaubourg...e sobretudo: “o povo não suja e estraga tudo, não joga sujeira de todos os lados”. o povo respeita o que lhe pertence. 

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