3.3 Uma Proeza: A música de Provença

revista SomTrês n.5 – maio/1975
em música de Invenção, pgs 19-22



    [[artigo sobre música provençal, séculos xii e xiii]]
       



Dentre os doze discos de música antiga, da série alemã, Reflexe [[lançados no Brasil em 1975]] – todos eles de altíssimo nível – há um que merece reflexão particular, pela excepcionalidade: trata-se, possivelmente, do primeiro registro da POESIA-MÚSICA dos trovadores provençais da Idade Média que aparece entre nós.
Refirmo-me a L’Agonie du Languedoc (A Agonia do Languedoc), uma realização recente (1976) do grupo Studio der Frühen Musik (Estúdio de Música Antiga), de Munique, sob a direção de Thomas Binkley, contendo produções da última fase da arte trovadoresca (século XIII). “Agonia”, diz o título. É a época do esmagamento da civilização e da cultura provençais, desencadeado pela cruzada contra os albigenses (habitantes de Albi, cidade do sul da França), acusados de heresia, e pela ocupação francesa. Languedoc era, como Provença, o nome de uma das regiões compreendidas na comunidade geográfica e linguística que abrangia extensa área meridional da França e cuja influência direta atingia o norte da Itália e parte da Espanha (especialmente Catalunha). Ali, entre os séculos XII e XIII, floresceu a grande poesia trovadoresca que é a ponta de meada das poéticas europeias, a de Dante e a de Petrarca, a de Villon e a de Chaucer, e a dos primeiros poetas portugueses.

o provençal (idioma
) tem palavras comuns ao português,
ex: flor,amor, folha, jóia (alegria e jóia), saber, pensar, dormir e eu (ieu)

Os trovadores provençais eram poetas-músicos, compunham poemas e melodias. Quando não interpretavam, eles próprios, as suas composições, as faziam interpretar por cantores profissionais, os joglars (jograis). [...] os textos poéticos eram, então, de elaboração extremamente culta e virtuosística. Exigiam do trovador enorme perícia artesanal e absoluto domínio técnico, pois os esquemas rímicos e rítmicos, às vezes complicados, de uma estrofe deviam ser repetidos rigorosamente em todas as demais. Por isso mereceram o elogio do próprio Dante Alighieri, que chegou a classificar
um deles,
A r n a u t    D a n i e l , de
il miglor fabbro del parlar materno ,
o melhor artífice da língua materna  .
Trata-se, em suma, de uma poesia capaz de resistir, enquanto poesia, mesmo independentemente da música, o que não acontece com grande parte das letras da música popular, quando desvestidas da aura melódica.

acervo da lírica trovadoresca
: 2542 composições 350 poetas tais coimo :
Guilhem de Peitieu, Jaufre Rudel, Marcabru, Bernart de Ventadorn, Raimbaut d’Aurenga, Arnaut Daneil, Bertran de Born, Giraut de Bornelh, Peire Vidal, Peire Cardenal
restaram apenas 256 melodias

Pode-se dizer que a poesia música dos trovadores é uma descoberta moderna [...] Trabalho de eruditos, e que talvez ficasse a eles cofinado,
se Ezra Pound não  tivesse injetado vida e criatividade
na “questão provençal” com seus estudos descontraídos e suas traduções não-ortodoxas – obra também pioneira, que começou a aparecer em 1909.

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